
A Ceasa-MS (Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul) deu continuidade às discussões sobre o projeto MS Nutri, com foco no reaproveitamento de alimentos. Na última quinta-feira (8), representantes da Ceasa-MS e da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) se reuniram para discutir o andamento da iniciativa.
A reunião contou com a presença de Fernando Begena, diretor de Abastecimento e Mercado, e Rodrigo de Oliveira Xavier, analista administrativo, além de Karla Nadai e Maria Tainara Soares da Semadesc. O encontro, solicitado pelo secretário Jaime Verruck, visou o acompanhamento do projeto, onde Begena apresentou detalhes sobre o orçamento e a execução da proposta.
O MS Nutri planeja a criação de um espaço dentro da Ceasa dedicado ao beneficiamento de alimentos como verduras processadas, polpa de frutas, barra de cereais e sopa desidratada. Este último é o carro-chefe do projeto, com um produto que pode render até dez refeições prontas, destinado gratuitamente a instituições que atendem populações vulneráveis.
“Nosso objetivo é transformar alimentos que seriam desperdiçados em refeições nutritivas, levando dignidade a quem mais precisa”, explicou Fernando Begena.
Além da infraestrutura física, o estudo do MS Nutri abarca investimentos logísticos e operacionais. Na reunião, sugestões e critérios para eficiência do projeto foram amplamente discutidos, buscando otimizar tanto sua gestão quanto seu impacto social.
Liderado pela Ceasa-MS, o MS Nutri está aberto a parcerias públicas e privadas que viabilizem sua execução, potencializando benefícios para milhares de famílias em Mato Grosso do Sul. O apoio integral da Semadesc foi afirmado, garantindo que o andamento seja comunicado ao secretário Jaime Verruck, impulsionando as tratativas de implementação.
A Semadesc ratificou seu compromisso com o projeto, enfatizando o alinhamento com políticas de redução de desperdício e promoção da segurança alimentar.
Com um olhar voltado para a responsabilidade social, o MS Nutri representa um esforço estratégico para enfrentar o desperdício de alimentos em Mato Grosso do Sul, unidos pela segurança alimentar e a melhoria das condições de vida das pessoas em vulnerabilidade.