Homem resiste à prisão por perturbação e desobediência; drogas são apreendidas

Indivíduo é contido com uso de Taser após desobedecer e resistir a equipe policial em Campo Grande, onde drogas e dinheiro foram apreendidos.

22/11/2025 às 08:09
Por: Redação

A Polícia Militar, por meio do 10º Batalhão, foi acionada em 21 de novembro de 2025 para atender a uma ocorrência de perturbação do sossego em um estabelecimento comercial no bairro Centro Oeste, em Campo Grande. Durante a abordagem, um indivíduo resistiu às ordens da equipe policial, resultando na descoberta de porções de maconha e cocaína e na necessidade de uso de um instrumento de menor potencial ofensivo para sua contenção, conforme detalhado no boletim de ocorrência registrado na Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário.

 

No local, por volta das 18h50, a guarnição fez contato com o homem, que, inicialmente, desligou o aparelho sonoro e se dispôs a conversar. No entanto, ao ser orientado a manter o som desligado devido ao volume excessivamente alto, o indivíduo desobedeceu e retornou para o interior do estabelecimento onde trabalha, ignorando a determinação policial.

 

Nesse momento, a equipe observou o homem retirando objetos do bolso. Posteriormente, foi constatado que se tratavam de oito porções de uma substância análoga a maconha, identificada em laudo preliminar, e quatro porções de uma substância análoga a cocaína, também conforme laudo. A equipe determinou que ele saísse novamente para atendimento, mas o homem recusou-se, caracterizando flagrante de desobediência e a persistência da perturbação do sossego.

 

A Intervenção Policial

 

Diante da recusa e da situação de desobediência, foi solicitado apoio de outras equipes. Com o reforço presente, a guarnição adentrou o estabelecimento e efetuou novo contato, instruindo o indivíduo a colocar as mãos sobre a cabeça e virar-se de costas. No entanto, ele voltou a desobedecer, adotando uma postura de resistência passiva e recusando-se a cumprir os comandos legítimos da equipe policial.

 

Dada a resistência reiterada e a possibilidade de ocultação ou destruição das substâncias entorpecentes, tornou-se necessário o uso diferenciado da força, mediante o emprego de um Instrumento de Menor Potencial Ofensivo (Taser X2), visando preservar a integridade física de todos os envolvidos. Após um arco de advertência sem efeito e um primeiro disparo ineficaz, um segundo disparo atingiu o homem, possibilitando sua contenção e o algemamento.

 

Questionado sobre a procedência dos entorpecentes, o homem alegou que seriam para consumo próprio. Contudo, o fracionamento das substâncias em porções individuais, juntamente com a quantia de 256,00 reais encontrada em sua posse, levantou a suspeita de prática de tráfico ilícito de entorpecentes, conforme registro policial.

 

Após a contenção, o indivíduo foi encaminhado a uma unidade de saúde para atendimento médico. No local, a médica plantonista o examinou e o liberou, sendo constatadas lesões nos pulsos, decorrentes do algemamento, e três perfurações compatíveis com o uso do instrumento incapacitante.

 

Os Itens Apreendidos

 

Com o homem, foram encontrados uma carteira contendo documentos pessoais, a quantia de 256,00 reais e um aparelho celular da marca Redmi. O aparelho de som da marca PULSE, que motivou a denúncia de perturbação, também foi apreendido e encaminhado à delegacia para as providências cabíveis. O estabelecimento comercial ficou sob os cuidados de um familiar do indivíduo.

 

No momento da conferência do dinheiro na delegacia, verificou-se que uma nota de 20 reais estava danificada (rasgada ao meio), sendo apreendida separadamente como objeto. A ocorrência foi formalizada, e o caso segue para as investigações necessárias pela Polícia Civil.

© Copyright 2025 - JCG Notícias - Todos os direitos reservados